terça-feira, 17 de maio de 2011

Variação Regional

Dentre todas as variações linguísticas, uma das mais facilmente identificadas é a variação regional. É o que ocorre, por exemplo, entre pessoas de diferentes estados, cidades ou até mesmo por serem de áreas urbanas ou rurais.
No nordeste, por exemplo, percebem-se palavras e termos que não usamos em São Paulo: é "oxe" pra cá, "barril" pra lá, "man", "visse", e a própria ritmia de linguagem, o tal do 'sotaque'. Já em São Paulo vamos ver gente falando "mano", "massa", "rapá", chamando pão de sal de pão francês e shopping center de ''mall".




TEXTO DE GUIMARÃES ROSA (FALAR MINEIRO)
"E eu levava boa matalotagem, na capanga, e também o binóculo. Somente o trambolho da espingarda pesava e empalhava. Mas cumpria com a lista, porque eu não podia deixar o povo saber que eu entrava no mato, e lá passava o dia inteiro, só para ver uma mudinha de cambuí a medrar da terra de-dentro de um buraco no tronco de uma camboatã; para assistir à carga frontal das formigas-cabaças contra a pelugem farpada e eletrificada de uma tatarana lança-chamas; para namorar o namoro dos guaxes, pousados nos ramos compridos da aroeira (...)"
(João Guimarães Rosa, São Marcos, in: Sagarana)


TEXTO DE SIMÕES L. NETO (FALAR GAÚCHO)



Vancê pare um bocadinho: componha seus arreios, que a cincha está muito pra virilha. E vá pitando um cigarro, enquanto eu dou dois dedos de prosa àquele andante ... que me parece que estou conhecendo ... e conheço mesmo! ... É o índio Reduzo, que foi posteiro dos Costas, na estância do Ibicuí. "
(Simões Lopes Neto, Contos gauchescos e lendas do sul)


Fonte: http://acd.ufrj.br/~pead/tema01/propostas.html#10

7 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk a diferença de sotaque q as regiões tem é o que torna mais legal a convivência das pessoas é legal ver as pessoas falando de uma maneira difente .é assim q aprendemos.

    ResponderExcluir
  2. E verdade tudo isso e muito legal e muito engraçado e por isso devemos cultivar .

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. obg,me ajudo muito no meu trabalho de variação linguistica!!

    ResponderExcluir
  5. obg,me ajudo muito no meu trabalho de variação linguistica!!

    ResponderExcluir