terça-feira, 17 de maio de 2011

Variação Regional

Dentre todas as variações linguísticas, uma das mais facilmente identificadas é a variação regional. É o que ocorre, por exemplo, entre pessoas de diferentes estados, cidades ou até mesmo por serem de áreas urbanas ou rurais.
No nordeste, por exemplo, percebem-se palavras e termos que não usamos em São Paulo: é "oxe" pra cá, "barril" pra lá, "man", "visse", e a própria ritmia de linguagem, o tal do 'sotaque'. Já em São Paulo vamos ver gente falando "mano", "massa", "rapá", chamando pão de sal de pão francês e shopping center de ''mall".




TEXTO DE GUIMARÃES ROSA (FALAR MINEIRO)
"E eu levava boa matalotagem, na capanga, e também o binóculo. Somente o trambolho da espingarda pesava e empalhava. Mas cumpria com a lista, porque eu não podia deixar o povo saber que eu entrava no mato, e lá passava o dia inteiro, só para ver uma mudinha de cambuí a medrar da terra de-dentro de um buraco no tronco de uma camboatã; para assistir à carga frontal das formigas-cabaças contra a pelugem farpada e eletrificada de uma tatarana lança-chamas; para namorar o namoro dos guaxes, pousados nos ramos compridos da aroeira (...)"
(João Guimarães Rosa, São Marcos, in: Sagarana)


TEXTO DE SIMÕES L. NETO (FALAR GAÚCHO)



Vancê pare um bocadinho: componha seus arreios, que a cincha está muito pra virilha. E vá pitando um cigarro, enquanto eu dou dois dedos de prosa àquele andante ... que me parece que estou conhecendo ... e conheço mesmo! ... É o índio Reduzo, que foi posteiro dos Costas, na estância do Ibicuí. "
(Simões Lopes Neto, Contos gauchescos e lendas do sul)


Fonte: http://acd.ufrj.br/~pead/tema01/propostas.html#10

3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk a diferença de sotaque q as regiões tem é o que torna mais legal a convivência das pessoas é legal ver as pessoas falando de uma maneira difente .é assim q aprendemos.

    ResponderExcluir
  2. E verdade tudo isso e muito legal e muito engraçado e por isso devemos cultivar .

    ResponderExcluir